sábado, 13 de novembro de 2010

Mais uma conquista...

Esta semana conseguimos resolver mais um problema que nos tirava o sossego. Há mais ou menos 3 anos, estavamos enfrentando uma situação onde, o Gu não conseguia ganhar peso, além disso quase tudo o que ele comia fazia mau. Ele tinha vômitos com frequência, dores abdominais diariamente, além de não conseguir evacuar sem a ajuda de medicamentos. Além disso passou por duas cirurgias por abstrução intestinal, que ninguém conseguia descobrir o motivo da obstrução.
Com o diagnóstico da doença imunológica, uma janela se abriu, e os médicos começaram a entender os motivos pelo qual ele tinha tantas coisas, e que eles não conseguiam resolver, entre elas essa situação.
Depois de alguns exames, confirmaram que ele tem Doença Celiaca, pois a doença imunológica que ele tem pode fazer com que ele desenvolva outras doenças, ele nasceu com a Doença Celíaca por causa da doença imunológica.
Más o que é Doença Celíaca?
Bem, Doença Celíaca é a incapacidade que o organismo tem de absorver uma partícula do glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. E a principal forma de tratamento é fazer com que a pessoa não consuma esses alimentos, pois se consumir poderá ter uma crise celíaca e provocar a morte, a curto ou longo prazo. A situação é tão crítica que a pessoa tem que tomar cuidado até referênte a contaminação com o glúten; Por exemplo, uma faca usada para cortar um pão, não poderá ser usada por um celíaco antes de ser bem lavada, pois contaminará o alimento e fará com que a pessoa receba o glutén.
A dieta isenta de glúten é muito cara, porém muito eficiênte.
Faz aproximadamente 10 dias que o Gu está com essa dieta, e já consegue evacuar sozinho, está sem dores abdominais e melhorou das crises asmáticas, pois não está mais tenso devido as dores, o que fazia com que desencadeasse as crises de asma, e depois de muito tempo sem ganhar peso, só perdendo, ele ganhou 350 gr em 1 semana.
Estamos muito felizes, pois agora estamos trabalhando para que ele fique cada vez melhor nutrido, pois assim chegará ao transplante com mais condições de sucesso.

domingo, 7 de novembro de 2010

... és responsável por aquilo que cativas...

Gente, acabei de ler o livro O Pequeno Príncipe; É um livro incrível, podemos aprender muitas coisas, com um livro que parece "histórinha de criança".
Pude me identificar com algumas situações vividas pelo Pequeno Príncipe, mas a frase "és responsável por aquilo que cativas" me impactou. Logo ao lado, você poderá ler um trecho do livro, no quadro:  Para refletir. É impressionante ver como vivemos essa situação no nosso dia-a-dia. Estamos tão preocupados com os problemas, e sempre correndo, que esquecemos de cativar as pessoas, e muitas vezes aquelas que cativamos, deixamos morrer logo após.
Vivemos em um mundo onde os divórcios tem aumentado a cada dia, os pais cada dia mais distântes dos filhos, consequentemente, mais rebeldia, drogas, anorexia, bulemia, etc... As pessoas não tem mais tempo de cuidar daquilo que realmente tem valor. E falo isso com conhecimento de causa.
Eu era uma pessoa que sofria da síndrome da pressa; Não tinha tempo para nada, só vivia correndo, e junto com a minha corrida, o tempo também correu. Quando o Gu nasceu, precisei parar, más parei dentro de um hospital com o Gu na UTI; Fiquei um longo tempo, só escutando aqueles aparelhos apitando, o soro gotejando, e eu esperando os medicamentos fazerem efeito, enquanto uns chegavam e outros partiam, alguns para uma melhor, e outros para uma pior...
Tive muito tempo para pensar na vida, e descobri que não era aquela vida que queria pra minha família. Precisei renunciar muitas coisas, muitos projetos onde na maioria das vezes eu era a pessoa beneficiada. Meu filho mais velho crescia enquanto eu trabalhava e estudava. Hoje sofro por ter perdido os melhores momentos da sua infância, não tenho muitas lembranças, nem ele de mim. Isso dói muito, pois sei que foram momentos únicos, e não voltaram, os primeiros passos, o primeiro dentinho, as primeiras palavras...
Más hoje tudo é diferente. Posso acompanhar meu pré-adolescente (é assim que ele se define), em uma fase maravilhosa, onde ele tem sua opinião própria, seus princípios sendo formados, e muitos sonhos sendo contruídos dia após dia. O Gu, é uma criança maravilhosa, graças a Deus, e pode ter minha companhia por perto sempre. Meu esposo, agradece essa minha presença, ele acha o máximo ser cuidado pela esposa, sabe?, aquelas coisa de chegar em casa e achar a esposa e os filhos em casa esperando pra jantar; Eu achava que iria detestar essa rotina, más não deixamos virar rotina. Acho isso maravilhoso, e a cada dia amo muito mais minha família, sinto que estou cuidando do que cativei, e sinto-me cuidada.
AMO VOCÊS - MINHA FAMÍLIA - MEU PRESENTE DE DEUS...