sábado, 13 de novembro de 2010

Mais uma conquista...

Esta semana conseguimos resolver mais um problema que nos tirava o sossego. Há mais ou menos 3 anos, estavamos enfrentando uma situação onde, o Gu não conseguia ganhar peso, além disso quase tudo o que ele comia fazia mau. Ele tinha vômitos com frequência, dores abdominais diariamente, além de não conseguir evacuar sem a ajuda de medicamentos. Além disso passou por duas cirurgias por abstrução intestinal, que ninguém conseguia descobrir o motivo da obstrução.
Com o diagnóstico da doença imunológica, uma janela se abriu, e os médicos começaram a entender os motivos pelo qual ele tinha tantas coisas, e que eles não conseguiam resolver, entre elas essa situação.
Depois de alguns exames, confirmaram que ele tem Doença Celiaca, pois a doença imunológica que ele tem pode fazer com que ele desenvolva outras doenças, ele nasceu com a Doença Celíaca por causa da doença imunológica.
Más o que é Doença Celíaca?
Bem, Doença Celíaca é a incapacidade que o organismo tem de absorver uma partícula do glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. E a principal forma de tratamento é fazer com que a pessoa não consuma esses alimentos, pois se consumir poderá ter uma crise celíaca e provocar a morte, a curto ou longo prazo. A situação é tão crítica que a pessoa tem que tomar cuidado até referênte a contaminação com o glúten; Por exemplo, uma faca usada para cortar um pão, não poderá ser usada por um celíaco antes de ser bem lavada, pois contaminará o alimento e fará com que a pessoa receba o glutén.
A dieta isenta de glúten é muito cara, porém muito eficiênte.
Faz aproximadamente 10 dias que o Gu está com essa dieta, e já consegue evacuar sozinho, está sem dores abdominais e melhorou das crises asmáticas, pois não está mais tenso devido as dores, o que fazia com que desencadeasse as crises de asma, e depois de muito tempo sem ganhar peso, só perdendo, ele ganhou 350 gr em 1 semana.
Estamos muito felizes, pois agora estamos trabalhando para que ele fique cada vez melhor nutrido, pois assim chegará ao transplante com mais condições de sucesso.

Um comentário:

Raquel Benati disse...

Oi

A doença celíaca ainda é desconhecida por muitos profissionais de saúde. Quando o diagnóstico é feito, muitas respostas são encontradas. Parabéns pelo diagnótico do Gu. Uma vida nova para ele virá com a dieta sem glúten. O link para Federação de Associações de Celíacos ( FENACELBRA ) está errado - não tem o ç :
www.doencaceliaca.com.br
Abraços

Raquel Benati
ACELBRA-RJ
www.riosemgluten.com